Esportes

Atletas paranaenses conquistam 25 medalhas nos Jogos Pan-Americanos

Eles conquistaram 10 medalhas de ouro, cinco de prata e 10 de bronze

Curitiba – Os atletas paranaenses conquistaram 25 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, encerrados no fim de semana. Eles conquistaram 10 medalhas de ouro, cinco de prata e 10 de bronze. Da equipe brasileira, composta por 590 atletas, 39 são do Estado.

O Paraná teve representantes no atletismo, canoagem, ciclismo estrada, ciclismo pista, esgrima, futebol feminino, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, softbol, tiro esportivo e vôlei masculino.

A modalidade mais premiada foi a ginástica rítmica, com oito medalhas. A equipe verde-amarela contou com as toledanas Morgana Gmach e Angélica Kvieczynski. Morgana faturou dois ouro e uma prata, enquanto Angélica garantiu duas medalhas de bronze

Já na canoagem, Felipe Borges da Silva, de Foz do Iguaçu, faturou a medalha de ouro na modalidade slalom. Nas provas de velocidade, os cascavelenses Vagner Junior Souta, com uma prata e um bronze, Roberto Maehler, com uma prata, e Ana Paula Vergutz, com um bronze, também subiram ao pódio da competição.

Ana Paula Vergutz, agora, espera conseguir uma vaga para as Olimpíadas no próximo campeonato mundial da modalidade.

“É o colher do fruto de um trabalho que deu certo. Espero que o bom resultado sirva de espelho para os atletas que estão começando a praticar essa modalidade”, disse.

Os paranaenses também conquistaram medalhas no tiro esportivo, no atletismo e na natação. Nos esportes coletivos, os atletas do Estado subiram ao pódio do handebol, do futebol e do vôlei.