Esportes

Atletas dos saltos ornamentais competem em piscina com água verde

Rio Olympics Diving Women-GI42ROQ7G.1.jpg

Os atletas dos saltos ornamentais tiveram uma dificuldade a mais para competir nesta terça-feira. A piscina do Parque Aquático Maria Lenk estava com a água verde. Embora os organizadores do Rio-2016 tenham dito que a agua verde nao causa nenhum risco de saúde para os atletas, os saltadores estranharam a tonalidade, que contrastava com o azul da piscina de treinos ao lado.

A britânica Tonia Couch chegou a reclamar que não conseguia ver a sua parceira Lois Toulson debaixo da água. Elas competiram na plataforma de 10m sincronizada.

Para o diretor executivo da Federação Internacional de Natação (Fina), Cornel Marculescu, a piscina verde traz mais prejuízo para a imagem dos Jogos do que para os atletas.

– Não há perigo para os atletas, só não é uma boa imagem para os serviços de transmissão da Olimpíada – disse.

O dirigente acredita que a tonalidade da água pode ter sido causada por um filtro com defeito ou problemas na sua qualidade. Ele não sabe quando ela voltara ao normal. Enquanto isso, o Rio-2016 está investigando o caso.

Rio Olympics Diving Green Pool-GI42RODUD.1.jpg

Alguns atletas relataram que até segunda-feira a água da piscina estava perfeitamente azul. O mesmo aconteceu durante a competição masculina da plataforma de 10m.

– Quando estávamos treinando, a água estava azul da cor do céu. Mas estamos sempre mentalmente preparados para situações inesperadas – disse a saltadora Liu Huixia, que conquistou o ouro ao lado da parceira Chen Ruolin.

A canadense Meaghan Benfeito disse que ela e sua parceira, Roselin Filion, riram quando viram a tonalidade da água. Mas disse que isso até as ajudou. Elas ficaram com o bronze. A prata ficou com a dupla da Malásia formada por Pandelela Rinong e Cheong Jun Hoong.