Cotidiano

Atletas contestam desculpa de Trump: ofender mulheres ?não é conversa de vestiário?

201610110415467419_AFP.jpgWASHINGTON ? Donald Trump tentou abafar o estrago da repercussão do vídeo vazado na última sexta-feira, em que o candidato republicano destila comentários jocosos e obscenos sobre mulheres. Ficou pior. Com o argumento de que as declarações sexistas eram ?conversa de vestiário?, ao ser confrontado no debate de domingo, o milionário despertou a indignação de atletas, incomodados com a associação entre a postura machista e o ambiente que lhes é cotidiano no esporte.

?Trabalho em um vestiário (todos os dias)… Isso não é ?conversa de vestiário?. Só para vocês saberem. Isso é real? Estou esperando as pessoas dizerem que foi uma brincadeira?, ressaltou o jogador de futebol americano Chris Conley no Twitter.

Na interação com os seguidores, o atleta do Kansas City Chiefs ressalvou que não esteve em ?todos os vestiários? e que os homens falam de mulheres ? mas ?não daquele jeito?. Ele ainda se disse espantado com a quantidade de internautas que o responderam que seria ok falar ou agir como Trump no vídeo.

No áudio, gravado em 2005, Trump desdenha da atriz Arianne Zucker com declarações misóginas. Vazadas na última sexta-feira, as palavras do empresário intensificaram as críticas quanto à postura machista do republicano e aprofundaram o racha no partido. Diante da desculpa do milionário, os esportistas asseguraram que ofender mulheres não é uma prática comum em vestiários.

??Agarrá-las pela b…? não são palavras que eu tenha escutado em algum vestiário em que estive. É uma citação a Ted Bundy?, reclamou, sem hesitação, o boxeador C.M. Punk, em referência ao assassino em série da década de 1970.

O atleta do Portland Trailblazers CJ McCollum também negou familiaridade ao tom das declarações. No mesmo tom, o jogador de basquete do Philadelphia 76ers Kendall Marshall contestou o argumento do republicano pelo Twitter.

?Anúncio de serviço público: investida sexual sem consentimento NÃO é conversa de vestiário?, escreveu aos seguidores.

Já Dahntay Jones, do Cleveland Cavaliers, atacou a tentativa do republicano de tentar justificar e tornar aceitáveis as palavras ofensivas com o argumento. ?Não são aceitáveis?, firmou em sua conta pessoal do Twitter.

O jogador de futebol do L.A. Galaxy Robbie Rogers se disse ?ofendido como atleta? ao ouvir do candidato a desculpa do vestiário. Um posicionamento que tomou as redes sociais de vários atletas amadores.

Blake Griffin preferiu recorrer ao humor para confrontar a desculpa do empresário. ?Toda essa forte respiração parece mais com vestiário e com deserto do que qualquer outra coisa?, tuitou o atleta do Los Angeles Clippers.