Esportes

Atleta desmaia em luta de MMA sem ter sido atingido por golpe de rival: vídeo

mma caiu.jpgUma luta no evento Xtreme Fighting Championship (XFC), na Austrália, acabou de maneira incomum e até assustadora. Sem ter sido atingido pelo adversário, um dos atletas simplesmente desabou no ringue, desmaiado. Foi na parte final do primeiro round do combate na divisão dos médios entre James Vake e Michael McDaniel, ambos australianos. O juiz interrompeu o confronto, proclamado inicalmente como “no contest” (sem resultado).

Vake e McDaniel faziam um duelo equilibrado. McDaniel começou melhor, buscando mais a troca de golpes e acertando chutes baixos no adversário. Mas acabou pegou num estrangulamento por Vake e pareceu que sucumbiria à finalização do adversário. Depois de quase um minuto de sufoco, porém, conseguiu inverter a posição no chão e escapou. McDaniel chegou até a ter chance de fazer o “ground-and-pound”, quando um lutador fica por cima do outro, no chão, e desfere golpes sobre o rival.

A luta seguiu, e ambos ficaram em pé novamente. Faltando 2min38s para o fim do 1º round, com os lutadores medindo distância e sem se atingirem, McDaniel desabou, quando caminhava para trás. Ele não seu qualquer sinal antes de que se sentia mal. Apenas caiu duro, sem sentidos.

A transmissão foi cortada (na TV aparecia apenas uma tela com a logomarca do evento). Quando voltaram as imagens do ringue, McDaniel já estava de pé, recuperado.

Veja o vídeo da luta. O momento do desmaio é aos 3m48s da imagem:

Atleta de MMA apaga em luta sem ser atingido por golpe

Pouco depois da luta, a XFC deu explicações para o desmaio de McDaniel. Segundo a organização do evento informou em sua página oficial no Facebook, o lutador desmaiou porque seu cérebro ficou com oxigenação reduzida, em função do tempo em que McDaniel ficou submetido ao estrangulamento aplicado por Vake. O esforço para escapar do mata-leão acabou minando a energia restante.

“Uma cena infeliz seguiu-se, e os doutores diagnosticaram como falta de oxigênio no cérebro durante as tentativas de escapar da finalização”, explicou a XFC.

Em seguida a organização do evento comunicou que o lutador estava bem de saúde e recuperado.

“A XFC tem o prazer de dizer que (McDaniel) está em forma e saudável, e no processo de obter sua autorização médica”, disse o texto.

O resultado da luta foi modificado mais tarde. Em vez do “no contest” inicialmente atribuído ao combate, foi declarada a vitória por nocaute técnico em favor de James Vake.