Cotidiano

Atendimentos pelas ruas

O Consultório de Rua prestou 2.665 atendimentos em 2017 em Cascavel. Embora tenha apresentado resultados expressivos, o programa ainda aguarda melhorias, sobretudo, no veículo que percorre as ruas da cidade.

“A Sesau aguarda liberação de recursos do Ministério da Saúde para aquisição de novo veículo”, afirma a Secretaria de Saúde de Cascavel.

O consultório de rua foi implantado na gestão passada e previa uma ambulância adequada como um consultório médico para atender moradores de rua.

Apesar de o programa ter entrado em funcionamento sem o planejamento inicial, a Secretaria de Saúde não encontrou obstáculos e inclusive disponibilizou um automóvel para auxiliar nos procedimentos.

Por enquanto não existe indicativo de mudança no formato do Consultório de Rua, já que o programa funciona conforme normativas do Ministério da Saúde.

A equipe é composta por médico, dois psicólogos, dois técnicos de enfermagem, além do motorista. A ambulância e o veículo de apoio percorrem todas as regiões do município dando ênfase aos locais onde moradores de rua permanecem com maior frequência. Os trabalhos são divididos em dois turnos: das 7h às 13h e das 16h às 22h.