Cotidiano

Atendimentos limitados

A presença de apenas um clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Santa Cruz limitou os atendimentos na segunda-feira pela manhã a 15 pacientes, entre eles, 14 que já haviam pré-agendado a consulta. Quem buscou a unidade foi informado de que não haveria mais vagas.

Normalmente há disponibilidade de dois profissionais para o período da manhã, o que, no entanto, não ocorreu no início da semana. “Houve atendimento de um clínico geral na parte da manhã, pois o outro profissional se encontrava em tratamento de saúde”, afirma a Secretaria de Saúde.

A secretaria esclarece que as consultas são disponibilizadas diariamente aos usuários, conforme o pré-agendamento. “Há grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência e gestantes”, ressalta.

Ainda em relação às consultas, a secretaria reconhece a necessidade de ampliá-las e afirma que isso será possível após investimentos no bairro.

“Temos ciência da demanda desta unidade, porém a mesma ainda não possui espaço físico para comportar mais profissionais. Acrescentamos que a Secretaria tem em seu planejamento o acréscimo de novas unidades de saúde nesse território, objetivando ampliar o acesso à saúde para a população”, afirma.

Quadro atual

O atual quadro da UBS do Bairro Santa Cruz é composto por seis clínicos gerais, dois pediatras e dois ginecologistas, totalizando 160 horas semanais de atendimentos. A unidade funciona das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira.