Esportes

Atenções se dividem em dois focos na etapa chinesa da Liga Diamante

XANGAI – As atenções estarão divididas em duas frentes na segunda etapa da temporada da Liga Diamante, que acontece em Xangai, na China, neste sábado (no horário de Brasília, as disputas começam a partir das 3h). Uma delas será no salto em distância, prova na qual a nova geração de atletas chineses tem dominado o cenário internacional e conta com o atual campeão mundial, Wang Jianan. A outra, na primeira disputa masculina dos 100m rasos, que é a prova mais badalada do atletismo, na Liga. Entre os velocistas, a grande atração é o americano Justin Gatlin, campeão olímpico na distância em Atenas-2004.

Pelo resultados recentes, a China é a grande favorita para vencer o salto em distância nos Jogos dos Rio. Nos últimos doze meses, três jovens chineses estiveram em todas as finais dos principais torneios internacionais. A grande esperança éWang Jianan. Com apenas 18 anos, ele foi medalhista de bronze em Londres-2012. No ciclo olímpico, evoluiu significativamente até chegar ao título mundial, no ano passado. Gao Xinglong e Huang Changzhou completam o poderoso trio chinês. Xinglong, de 22 anos, foi quarto em Londres-2012 e é o atual campeão asiático. Já Changzhou, a completar 22 em agosto, é o atual campeão indoor da prova.

A disputa em Xangai promete ser acirrada. Na semana passada, Changzhou levou a melhor sobre Jianan na disputa do Golden Grand Prix, no Japão, ao saltar 7,95m. Jianan, no entanto, não estava 100%. Esta foi sua primeira competição outdoor da temporada, e a estrela chinesa vinha de seguidas lesões na musculatura das pernas.

– A competição no Japão foi fantástica para mim. Acredito que eu consigo ir ainda melhor em Xangai – disse Changzhou.

Jianan também demonstra confiança:

– Eu estava estreando na temporada outdoor no Japão. Além de estar voltando de lesões, tive problemas com o vento. Mas, com o tempo, vou evoluir.

Assim como no salto em distância, a principal estrela dos 100m rasos também vem de recuperação de lesão. Justin Gatlin, entretanto, garante não estar mais sentindo dores no tornozelo e promete um início forte de temporada para chegar com chances de ouro na Rio-2016. Ele é a principal aposta americana para pôr fim ao reinado de Usain Bolt (que não compete em Xangai). Gatlin é o atual campeão da Liga, mas perdeu nos 100m e 200m para o jamaicano no último mundial.

– Eu fiz o melhor que eu pude no ano passado. Agora, estou otimizando os treinos e espero que as coisas mudem a meu favor no Rio – disse Gatlin.

Nos 100m de Xangai, o principal adversário de Gatlin será seu compatriota Mike Rodgers. Os dois fizeram dobradinha no pódio no ano passado, quando Gatlin levou a melhor. A expectativa na cidade chinesa é a de que os dois ocupem os dois lugares mais altos do pódio novamente.

RECORDISTA MUNDIAL NOS 800M

Outra grande atração em Xangai será nos 800m com o queniano David Rudisha, campeão olímpico em Londres-2012, quando anotou o recorde mundial na distância: 1m40s91. Em março passado, ele venceu um desafio internacional na Austrália com o tempo de 1m44s78. Na etapa chinesa, ele pretende correr abaixo dos 1m44s00.

– Xangai será minha primeira corrida na temporada principal. Depois da Austrália, fiquei um mês treinando forte no Quênia. Penso que vou conseguir correr por volta dos 1m43s50 – afirmou Rushida

*Repórter viaja a convite da IAAF