Cotidiano

Arturo, o urso polar ?mais triste do mundo?, morre aos 30 anos

RIO — O urso polar apelidado como o “mais triste do mundo” morreu neste domingo no zoológico de Mendoza, na Argentina, onde vivia desde os 8 anos de idade. De acordo com funcionários do parque, Arturo tinha 30 anos, e morreu por complicações provocadas pela idade avançada.

Há dois anos, uma petição on-line que levantou mais de 1,2 milhão de assinaturas pediu a transferência de Arturo para o zoológico Assiniboine, no Canadá, que possuía melhores condições para mantê-lo. Entretanto, a mudança não foi concretizada, por riscos devido à idade do animal.

Para o Greenpeace, Arturo era exemplo das condições inapropriadas no cuidado de animais nos zoológicos da Argentina. Ele era o último urso polar em cativeiro naquele país.

“Esperamos que seja o último urso polar preso em um zoológico de nosso país e que seu caso obrigue as autoridades a rever a situação das demais espécies exóticas que sobrevivem na mesma situação”, disse Soledad Sede, porta-voz do Greenpeace na Argentina, em comunicado.

O zoológico de Mendoza ocupa área de aproximadamente 48 hectares, que abriga cerca de 2 mil animais. Em junho, o parque foi fechado ao público após a morte de 64 animais entre dezembro do ano passado e maio último.