Cotidiano

Artista cubano é detido após comemorar morte de Fidel em vídeo

HAVANA – A polícia cubana deteve o artista dissidente Danilo Maldonado (declarado prisioneiro de consciência pela Anistia Internacional) depois de ter feito um vídeo comemorando a morte de Fidel Castro, disseram um grupo dissidente de direitos humanos e namorada do artista. Cuba Danilo

Maldonado postou um vídeo em mídia social no sábado em que ele critica Fidel e o chama de “uma égua”, termo pejorativo no linguajar cubano.

A detenção foi relatada pela namorada americana de Maldonado, Alexandra Martinez, que disse ter falado com ele na cadeia, e pela dissidente Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional. Funcionários cubanos não confirmaram se Maldonado estava sob custódia ? Cuba não relata publicamente as prisões e classifica dissidentes como mercenários pagos pelos EUA.

Maldonado, de 33 anos, foi previamente preso por pintar os nomes “Fidel” e “Raúl” em um par de porcos. Ele usa performances artísticas e grafite para criticar o governo cubano. Após sua prisão em dezembro de 2014, ele passou dez meses na cadeia e foi libertado após uma declaração da Anistia Internacional de que ele era considerado o único prisioneiro de consciência de Cuba.