Esportes

Argentina pena para ter time competitivo no futebol da Olimpíada

54939474_Jonathan Calleri of Brazil%27s Sao Paulo FC celebrates after scoring against Venezuela%27s Truj.jpg

BUENOS AIRES – Nas Olimpíadas de 2004 e 2008, a seleção argentina foi ouro graças a Messi, Mascherano, Aguero, Riquelme, Tevez. Anos de glória que contrastam com a atual situação: uma das maiores crises do futebol argentino de todos os tempos. Para a imprensa local, a equipe comandada por Julio Olarticoechea é uma seleção ?low cost?, integrada por jogadores pouco conhecidos e sem a trajetória que exibiram seus antecessores.

Segundo o jornal ?Ambito Financeiro?, a seleção desvalorizou-se em 57,2% em relação ao time que tinha imaginado o ex-técnico Gerardo Martino. Hoje, os jogadores que disputarão uma medalha no Rio estão avaliados em US$ 84,8 milhões. O dream team de Martino ? que terminou deixando o cargo quando constatou que não teria os jogadores que pretendia ? alcançou, segundo o diário, cerca de US$ 198 milhões.

? Se pensarmos que, em outras épocas, tivemos jogadores como Mascherano e Messi, está claro que a seleção atual é low cost. Não temos o brilho de outras épocas ? afirma o jornalista Walter Safarian, da Fox Sports. ? Martino queria nomes como Mauro Icardi (Inter de Milão) e Paulo Dybala (Juventus). Mas, mesmo sem estrelas, a seleção que irá ao Rio será competitiva.

Depois de meses de disputas internas, a AFA tem um novo presidente, Armando Pérez, um empresário que, para muitos, foi escolhido pelo próprio presidente do país, Mauricio Macri. Mas a crise continua. O campeonato nacional está em risco pelos conflitos entre a AFA e os times locais. E Olarticoechea deverá, em algum momento, ser substituído por um técnico permanente.

Os jogadores mais destacados, segundo jornalistas locais como Safarian e Hernán Castillo, do canal Todo Notícias, são Geronimo Rulli, Angel Correa, Jonathan Calleri ? que está de saída do São Paulo ?, Victor Cuesta e Giovanni Simeone.

? Não são os jogadores que Martino queria, mas a seleção vai disputar medalha. Cuesta e Rulli são muito bons e acho que estaremos entre as melhores seleções da Olimpíada ? ressalta Castillo.

O presidente do Comitê Olímpico Argentino, Gerardo Werthein, também está confiante:

? Dentro da precariedade em que está o futebol argentino, conseguimos armar uma equipe digna. Nossa seleção sempre tem chances de vencer, e tenho certeza de que vamos mostrar um futebol bonito e de alto nível.