Cotidiano

Arábia Saudita: Lei que permite processos pelo 11/9 terá 'consequências desastrosas'

[Link não reconhecido]RIAD – O governo da Arábia Saudita exortou nesta quinta-feira o Congresso americano a agir para evitar “as consequências desastrosas” da lei que permite processar Riad pelas mortes nos atentados do 11 de Setembro.

“Esta lei é uma fonte de grande preocupação”, declarou um porta-voz do ministério saudita das Relações Exteriores, citado pela agência oficial Spa. O funcionário exortou “o Congresso americano a adotar as medidas necessárias para evitar as consequências desastrosas e perigosas” desta lei sobre as relações entre os Estados.

Ambos os maiores partidos dos EUA, em esmagadora maioria, votaram contra um veto do presidente Barack Obama, que lamentou a decisão e disse que eles agiram por questões políticas ? as eleições serão em 8 de novembro. A medida, segundo o governo, abre um precedente perigoso nas relações internacionais e deve fazer com que os sauditas tirem bilhões de dólares de investimentos nos EUA.

Embora o governo da Arábia Saudita tenha negado várias vezes a participação nos atentados terroristas ? que deixaram 2.996 mortos nos ataques com aviões sequestrados por membros da al-Qaeda ? muitos veem ligação com os ataques. Dos 19 terroristas identificados, 15 eram sauditas. Assim, aumentou a pressão popular para que o Congresso permitisse aos americanos processar o país árabe.

O projeto de lei foi aprovado com o apoio dos dois partidos. Na semana passada, Obama vetou a medida, mas acabou vencido na quarta-feira: na Câmara dos Representantes, 348 votos foram contra seu veto e 76 favoráveis. No Senado, o placar foi ainda mais duro: 97 a 1.

Mas cedo, o secretário de Imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, disse que a derrubada do veto foi um ?desastre? e ?um ato constrangedor do Senado?. Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado, demonstrou preocupação:

? Isso pode complicar nossas relações com alguns de nossos mais próximos aliados.

O senador democrata por Nova York Chuck Schumer, coautor da lei junto com o republicano do Texas John Cornyn, defendeu o sentimento majoritário do Congresso: ?Era importante derrubar o veto para permitir que as vítimas busquem justiça, mesmo que isso gere alguns problemas diplomáticos?, disse, em comunicado.