Cotidiano

Aquário Nacional dos EUA vai levar golfinhos para santuário marinho

MIAMI, Estados Unidos — Oito golfinhos que faziam performances no Aquário Nacional, em Baltimore, nos EUA, serão levados a um santuário marinho. Segundo anunciou a instituição americana, a mudança dos chamados golfinhos nariz-de-garrafa vai ocorrer até o fim de 2020.

O aquário não informou o local para onde os animais serão levados. Seus diretores vêm considerando opções de destino para os golfinhos há anos, em meio a um crescente repúdio do público em relação a performances de animais.

A rede de parques aquáticos SeaWorld anunciou medidas parecidas no início deste ano, informando que vai parar de criar baleias orca em cativeiro (os 29 exemplares ainda presentes nos tanques serão os últimos). Mas, assim como o aquário, a companhia americana vem esbarrando na falta de um modelo para levar animais criados em cativeiro para viver em “águas selvagens”.

As performances com os cetáceos do Aquário Nacional pararam em 2012, mas os animais continuam em exibição nos tanques. De acordo com a instituição, a ideia inicial é transportá-los para um santuário onde ficarão sob os cuidados humanos.