Cotidiano

Apple abre programa para desenvolvedores pela primeira vez

SÃO FRANCISCO – A Apple apresentou nesta segunda-feira uma série de novidades em sua conferência anual de desenvolvedores, em São Francisco. Dentro da prévia da versão mais recente de seu sistema operacional, o iOS 10, a empresa abriu pela primeira vez um de seus softwares para terceiros, que poderão usá-los em seus aplicativos. Com isso, a assistente virtual Siri vai poder, por exemplo, pedir pizza para o usuário.

A conferência se tornou ainda mais importante para a Apple na medida em que a companhia vem buscando maneiras de compensar a desaceleração das vendas do iPhone por meio do aumento de sua receita com software. Como a empresa recebe comissão das vendas na App Store, o evento é ponto-chave nos esforços para convencer desenvolvedores externos a construir programas pensados para seus dispositivos. Os aplicativos também podem servir para aumentar a lealdade dos clientes aos dispositivos da companhia.

A mudança na Siri é uma forma da Apple se manter na disputa com a Google, da Alphabet, e a Amazon.com. Ambas têm seus próprios assistentes virtuais (Google Assistant e Alexa, respectivamente) abertos a desenvolvedores.

DE OLHO EM FACEBOOK E SPOTIFY

E há mudanças focadas em outros concorrentes, como novos emojis no sistema de troca de mensagens (para competir com Facebook); a ampliação do Apple Pay, que poderá ser usado em compras on-line, e não mais apenas em lojas físicas (na briga com PayPal); e uma nova versão do Apple Music, que promete ser mais fácil de usar (de olho no site de streaming de música Spotify).

Mas as mudanças não são uma unanimidade. Ben Bajarin, analista da Creative Strategies, empresa de pesquisa de mercado, usou o Twitter para reclamar: ?Apple Pay no navegador limitado ao Safari vai ser difícil de engolir para muitos?.