Cotidiano

Após ataque, Hollande prolonga estado de emergência por três meses

201607141323113447_AFP.jpgPARIS ? O presidente francês, François Hollande, chamou de “um horrível atentado terrorista” o ataque de um caminhão que matou pelo menos 78 pessoas em Nice nesta quinta-feira. Em uma declaração à imprensa, ele disse que toda a França está sob a ameaça terrorista islâmica. O estado de emergência ? cuja suspensão para o fim do mês havia sido anunciada horas atrás ? será, na verdade, prolongado por três meses. Nenhum grupo terrorista reivindicou o ataque que choca o país e líderes internacionais.

No discurso, Hollande ressaltou o simbolismo do ataque no dia 14 de julho, em que se comemora o Dia da Bastilha, um símbolo da liberdade para os franceses. Ele enviou solidariedade às vítimas do atentado, confirmando que há diversas crianças e pessoas gravemente feridas. O presidente voltou às pressas a Paris quando soube da notícia do ataque.

? A França como um todo está sob a ameaça do terrorismo ? disse. ? Temos que demonstrar a vigilância absoluta e aumentar nosso nível de proteção. A natureza terrorista do ataque não pode ser negada. Nós vamos continuar a enfrentar aqueles que nos ameaçam.

O presidente ainda disse que a França será mais forte do que os fanáticos, que claramente mantêm o país como alvo.