Cotidiano

Apesar de tensão, não há feridos em reintegração

Movimento ateou fogo em caminhões e trator para conter avanço dos policiais

Santa Terezinha – Exatos dois meses depois da invasão da Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, feita por membros do Movimento Sem-Terra uma força-tarefa formada por mais de 500 policiais cumpriu ontem mandado de reintegração de posse determinado pela Justiça. As cerca de 200 famílias que ainda permaneciam na área invadida começaram a ser transferidas para o Assentamento Antônio Tavares, em São Miguel do Iguaçu.  O prazo dado pela PM para a desocupação total da Fazenda Santa Maria é de dois dias.

Logo que souberam da mobilização dos policiais, os sem-terra deixaram seus barracos e dirigiram-se ao portal de acesso ao Corredor da Biodiversidade. A resistência à ação policial iniciou poucos minutos antes das 7h, quando o trânsito foi interrompido na rodovia, nos dois sentidos, provocando congestionamento. Na tentativa de conter os policiais, os sem-terra atearam fogo em dois caminhões carregados com pneus e em um trator, todos de propriedade da fazenda. Na entrada, os sem-terra atearam fogo em guaritas.

A ação policial teve duas frentes: uma no portal do Corredor da Biodiversidade e outra por uma via de acesso secundária à propriedade (fundos). Como forma de debelar os manifestantes e liberar a pista da BR-277 ao tráfego, os policiais utilizaram bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. Os sem-terra revidaram com pedras e rojões lançados na direção dos policiais. Não há registro de feridos.

Diante da ação policial, os sem-terra recuaram e ficaram concentrados em frente ao portal do Corredor de Biodiversidade. Algumas crianças e mulheres foram posicionadas em frente ao portal como forma de intimidar o avanço dos policiais. Nesse momento, houve início à negociação entre o comando da PM e os representantes dos sem-terra. Aos poucos, o acesso de viaturas do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Choque passou a ser feito.

Prejuízos

De acordo com o comandante regional da Polícia Militar, tenente coronel Washington Lee Abe, o policiamento será mantido na área até a desocupação total. Segundo informações da polícia, a fazenda ficou bastante destruída e os prejuízos serão contabilizados nos próximos dias. Paralelamente, após cerca de três horas de paralisação, os veículos parados nos dois sentidos da BR-277 começaram a ser liberados pela Polícia Rodoviária Federal. 

Diálogo foi tentado em audiências

A reintegração de posse é o desfecho de um longo processo de negociação, com audiências em Foz do Iguaçu e em Santa Terezinha de Itaipu, quando o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, captou informações levadas posteriormente ao governo do Estado, que embasaram a ação em favor da reintegração, efetuada sob clima de tensão, porém sem feridos. A Fazenda Santa Maria conta com 1.750 hectares. Desse total, 500 hectares dedicados à reserva legal e mata ciliar, 300 hectares de agricultura e 900 hectares utilizados para pastagem para o gado de corte. Na fazenda, ainda há 242 hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural, como parte do Corredor de Biodiversidade, responsável pela ligação do Parque Nacional do Iguaçu com o Parque Nacional de Ilha Grande.

MAIS PROTESTOS

O cumprimento da reintegração de posse na Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, refletiu em Laranjeiras do Sul, no Médio Centro-Oeste do Estado, com a mobilização de 500 pessoas que realizaram um protesto no trevo de acesso a Quedas do Iguaçu, bloqueando a BR-277 até o fim da tarde.