Política

Apesar da polêmica, Paraná abre inscrições do PSS

Curitiba – O governo do Paraná abriu ontem as inscrições do PSS (Processo Seletivo Simplificado) para contratação temporária de professores, pedagogos e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais. Os selecionados atuarão nas escolas da rede pública estadual e conveniadas ao longo de 2018. As inscrições seguem até as 18h do próximo dia 12 no site do governo.

A seleção desta vez vem na esteira de uma polêmica envolvendo o salário dos novos trabalhadores, inferior ao ofertado pelo governo do Paraná no ano de 2017. Pelo edital 72/2017, elaborado para as contratações de 2018, os detentores de curso superior completo receberão R$ 13,63 por hora. Em 2017, o valor era de R$ 15,73.

Assembleias realizadas por todo o Estado pela APP-Sindicato apontaram para indicativo de greve no início do ano letivo caso os valores não sejam revistos. Representantes do governo até sinalizaram com a possibilidade de negociação, mas o governador Beto Richa disse “que quem achar o salário baixo não precisa se inscrever”.

A classificação provisória do PSS está prevista para sair a partir das 16h do próximo dia 16, na internet. O edital prevê no mínimo 10 mil vagas para todo o estado, com possibilidade de ampliação de acordo com a necessidade de substituição na rede estadual de educação.

Não há taxas de inscrição e o processo de seleção será feito pela análise de títulos, ou seja, não há realização de prova.