Cotidiano

Ao receber Serra como novo chanceler, Argentina indica que vai reconhecer governo Temer

2011 389403938-2011051192968.jpg_20110511.jpgBRASÍLIA – Há menos de uma semana como ministro das Relações Exteriores, o senador José Serra (PSDB-SP) se prepara para viajar à Argentina. A viagem – que acontecerá “em breve”, segundo uma fonte – cumpre uma tradição na diplomacia brasileira: Buenos Aires é o primeiro destino do chanceler de um novo governo. Mais importante do que isso, porém, é que a ida de Serra demonstra que, apesar dos gritos contrários à posse de Michel Temer de algumas nações latino-americanas, os argentinos irão reconhecer formalmente a gestão do presidente interino.

? Se Brasil e Argentina estão bem, então está tudo bem ? disse um interlocutor da área diplomática.

Segundo O GLOBO apurou, Serra manteve contatos telefônicos com os chanceleres de países do Mercosul como da Argentina, Susana Malcorra, e do Paraguai, Eladio Loyzada. O governo do uruguaio Tabaré Vázquez dá sinais de que não reconhece Temer como presidente do Brasil.

Também são fortes críticos do processo que levou ao afastamento de Dilma Rousseff a Venezuela, o Equador, a Bolívia, a Nicarágua e El Salvador. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegou a anunciar na sexta-feira a convocação do embaixador no Brasil.

Nos últimos dias, o Itamaraty divulgou três notas repudiando declarações dadas por líderes desses países.