Cotidiano

Anvisa divulga ações para o período das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016

anvisa olimpics.jpgRIO ? Durante os eventos de grande porte, como a Olimpíada 2016, as ações de Vigilância Sanitária são intensificadas, especificamente no que diz respeito aos cuidados com os viajantes, aos serviços de fornecimento de alimentos, aos serviços de saúde disponíveis (públicos e privados), bem como à segurança no consumo de demais produtos sujeitos à regulação e ao controle sanitário. Para orientar melhor a população, turistas e prestadores de serviços, já está no ar a página elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para divulgar as ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão realizados de 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, respectivamente.

Os objetivos são reunir informações sobre o Plano Operativo, facilitar o acesso aos documentos relacionados às ações de vigilância sanitária e dar transparência à atuação do SNVS durante o período das duas competições. Na página, estão disponíveis orientações, legislações, notícias, dicas e informações para o cidadão, para os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), para as empresas fornecedoras de serviços e para a imprensa. A página também conta com uma versão em inglês, voltada para o público estrageiro.

De acordo com a Anvisa, o Plano Operativo traz as ações planejadas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para prevenção de riscos provenientes do consumo de produtos e serviços relacionados à saúde, durante o período dos jogos. Além disso, inclui as ações voltadas para os pontos de entrada (portos, aeroportos e fronteiras) de turistas e delegações no país, a coordenação das avaliações de hemocentros, a melhoria no controle da qualidade de alimentos, entre outros.

Pela página da Anvisa nos Jogos, os interessados terão acesso também ao site Saúde dos Turistas nas Olimpíadas e Paraolimpíadas, do Ministério da Saúde, com orientações voltadas à prevenção de várias doenças, incluindo as orientações sobre zika vírus e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Egypti.