Cotidiano

Angiologista alerta para os riscos das varizes

INFOCHPDPICT000059250235

RIO ? Varizes são veias dilatadas que atingem as pernas. Embora muita gente encare como uma questão estética, o angiologista tijucano Ricardo Brizzi, da Clínica Varilaser, na Praça Saens Peña, faz um alerta: é uma doença e deve ser tratada como tal.

? Claro que há duas finalidades no tratamento das varizes. Por vivermos em um país tropical, onde os homens andam muito de bermuda, e as mulheres, de saias curtas e shorts, a estética é importante ? pondera Brizzi. ? Mas temos que tratá-la como doença. Inclusive, o inverno é o momento mais propício para os tratamentos. Até mesmo preparando o local para o verão, pois o procedimento pode deixar hematomas por algum tempo. E o paciente não pode tomar sol enquanto se recupera.

O médico explica que varizes ?não têm idade e nem sexo?. Segundo ele, embora a maioria, no consultório, seja do sexo feminino, para cada quatro pacientes mulheres há um homem. Existem inúmeros fatores para isso, diz: hormonais, gestação, uso de salto alto.

? Outras questões para a incidência de varizes são as profissões onde o trabalhador fica muito tempo parado ou em pé. Mas o fator principal é mesmo a genética ? explica Brizzi. ? É preciso evitar o sedentarismo e a obesidade, fazer atividades físicas regularmente. Além de não fumar. E a principal dica é que o paciente procure o médico o mais rápido possível, pois quanto mais cedo começar o tratamento, melhor.

Segundo o angiologista, há dois tipos de tratamento: o clínico e o cirúrgico. No clínico, combate-se o problema com remédios, meias elásticas e aplicações. Já as intervenções cirúrgicas, indicadas para veias maiores, são feitas a laser.

+ INFO

Clínica Varilaser. Shopping 45. Praça Saens Peña 45, sala 808, Tijuca. Tel.: 2569-2439. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.