Cotidiano

American Airlines terá versão mais barata da tarifa 'econômica básica'

DALLAS – Quem quiser conseguir tarifas ainda mais baixas na American Airlines terá de deixar para trás aquela pequena mala de rodinhas que costumava levar como bagagem de mão. A empresa aérea anunciou que em breve vai lançar uma versão mais barata de sua tarifa ?econômica básica?.

American 18.01

O bilhete custaria menos do que outros, mas teria ainda menos conforto. O passageiro só poderá, por exemplo, levar um item como bagagem de mão e ele terá de caber embaixo do assento. A ideia é competir com as low cost em busca dos passageiros com orçamento mais apertado.

A American Airlines não informou qual será o preço das passagens. A Delta Airlines já oferece uma passagem econômica básica, que custa em média 40% do valor nas rotas domésticas nos Estados Unidos. Há um projeto de expandir este tipo de tarifa também para os voos internacionais. A United Airlines informou que até o fim de março vai vender passagens no mesmo modelo.

Na American Airlines, a venda começará em fevereiro, para voos em dez aeroportos, e pretende ampliar a disponibilidade ao longo do ano. Em comunicado aos funcionários, o presidente da companhia, Robert Isom, disse que os comissários de bordo não vão monitorar se os passageiros que comprarem essas tarifas vão tentar usar os compartimentos de bagagem.

O QUE SE PODE ESPERAR NA NOVA TARIFA:

? Proibição para malas de rodinhas a bordo

? Passageiros farão parte do último grupo a embarcar no avião

? Não serão permitidos upgrades da passagem (da econômica para a executiva, por exemplo)

? Assentos não serão marcados na hora da compra, mas será possível pagar por um assento específico 48 horas antes do voo

? Passagens não serão reembolsáveis nem passíveis de troca