Cotidiano

Alvo de ataque, boate gay em Orlando vai virar memorial

2016 916425087-2016 916176221-201606140440326756_AFP.jpg_20160614.jpg_201606.jpg

RIO – A prefeitura da cidade de Orlando, nos Estados Unidos, fechou um acordo com os proprietários da boate Pulse para transformar o local em um memorial às 49 vítimas do maior ataque a tiros em massa do país, em junho. As informações são do jornal local ?Orlando Sentinel?, que aponta o valor da proposta acordado em US$ 2,25 milhões.

Mas, por enquanto, a transformação deve levar entre um ano e um ano e meio para acontecer ? isto por conta não só dos estudos para reestruturação do local, mas também em respeito às pessoas que têm visitado o lugar para prestar homenagens, deixar fotos, bilhetes, bichinhos de pelúcia, entre outros. Até mesmo a agora derrotada candidata à presidência do país, Hillary Clinton, deixou flores ali, em julho. Barack Obama também visitou o local poucos dias após o ataque.

? Há muitas pessoas que estão incluindo a visita ao lugar como parte de suas viagens, de suas experiências em Orlando. Então, acredito que é apropriado deixar as coisas como estão por um tempo entre 12 e 18 meses ? afirmou o prefeito da cidade, Buddy Dyer, ao ?Sentinel?.

A boate Pulse era um ponto de referência na cena gay da cidade antes que Omar Mateen matasse 49 pessoas e deixasse outras 53 feridas nas primeiras horas do domingo 12 de junho de 2016, em que ocorria uma festa de tema latino. A primeira vez em que o prefeito demonstrou a intenção de comprar a boate foi em agosto, em uma entrevista de rádio.

Dyer afirma que é possível que partes originais da boate sejam deixadas intactas no memorial, mas ressalta que a população será consultada sobre seu desenho.

? Queremos criar algo em honra à memória das vítimas que morreram e aquelas que foram feridas, em um testemunho da resiliência de nossa comunidade ? destacou Dyer.

O prefeito apontou também que o memorial permitirá ajustar questões de segurança e organização no local, uma vez que a ?peregrinação? de pessoas que buscam a boate, fechada desde o ataque, tem causado distúrbios a moradores e comerciantes locais ? sobretudo em questões de estacionamento e obstrução de calçadas.

A proprietária da Pulse, Barbara Poma, abriu a boate em 2004, dando a ela este nome em homenagem ao seu irmão John, que morreu após contrair a AIDS em 1991. Barbara foi a primeira pessoa a pedir que o local se tornasse um memorial em homenagem às vítimas.