Cotidiano

Alunos participam de congresso

Entre os dias 18 e 20 aconteceu em Foz do Iguaçu a 14ª edição do Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, a Latinoware. O congresso, que é considerado um dos mais importantes do setor na América Latina, é uma realização da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu que sediou o evento.

Com a participação de estudantes, professores e pesquisadores do Brasil, Paraguai e Argentina, o evento contou com a presença de 22 instrutores de informática da Rede Municipal de Ensino de Cascavel e ainda a participação de 45 alunos de duas escolas municipais que realizam projetos de robótica.

Segundo a organização do evento, foram três dias de muito aprendizado, com mais de 200 atividades entre palestras, minicursos, mostras e bate-papos divididos entre temas como Segurança, Educação, Empreendedorismo e Negócios, Computação Forense, Software Livre, Design, Gráficos e Multimídia.

Projetos

As Escolas Municipais Aloys João Mann e Terezinha Picoli Cezarotto que já realizam projetos de robótica com os alunos e além da participação dos instrutores de informática, levaram também os alunos envolvidos nos projetos. Foram 16 alunos da Escola Aloys João Mann, que estiveram juntamente com o instrutor de informática, a direção e a coordenação.

Da Escola Terezinha Picoli Cezarotto, 29 alunos participaram do Latinoware 2017 e realizaram uma mostra de robótica no evento. O instrutor de informática da escola, Everaldo José de Souza, também representou bem o Município, ministrando palestra na manhã do dia 20 no Congresso.

Robótica nas escolas

A Secretaria de Educação planeja ampliar gradativamente o ensino de robótica nas escolas municipais. Já está em andamento o projeto de licitação para a criação de seis laboratórios de informática em escolas que ainda serão definidas. Em 2018 haverá formações específicas sobre robótica para os instrutores de informática e ainda haverá aulas de programação em pelo menos 30 escolas no período de contra turno.