Cotidiano

Alunos da rede estadual de ensino passam por avaliação nutricional

As medições começaram no dia 1º de outubro e seguem até o fim do mês

Curitiba – Os 1,1 milhão de alunos da rede estadual de ensino estão passando pela avaliação nutricional feita anualmente pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Todos os estudantes da rede passam pela avaliação antropométrica. As medições de peso e altura começaram no dia 1º de outubro e seguem até o fim do mês.

Outros dados referentes às necessidades alimentares especiais, como diabetes, intolerância à lactose e ao glúten também são informados pelas escolas.

“A intenção é que todos os alunos da rede estadual passem por essa avaliação. Essas informações são inseridas no sistema para que possamos fazer o planejamento de ações de educação alimentar nas escolas”, afirmou Márcia Stolarski, diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação.

Atualmente, a merenda oferecida nas escolas estaduais é composta por mais de 150 alimentos diferentes, sendo que 50% são provenientes da agricultura familiar.

O Programa Estadual de Alimentação Escolar do Paraná determina que a merenda das escolas tenha um cardápio diversificado e que ofereça os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos alunos. São três tipos de entrega de merenda que chegam até as escolas. Os alimentos perecíveis, como arroz, feijão, açúcar e biscoitos, são entregues em quatro grandes remessas por ano.

A cada 15 dias as escolas também recebem alimentos congelados, como carnes e peixes. Além disso, toda semana os estabelecimentos de ensino recebem produtos da agricultura familiar que também compõem a merenda escolar. Essa variedade de produtos torna a alimentação ainda mais saborosa nas escolas.

Dados

A avaliação nutricional geral do Estado em 2014 registrou que 69,2% dos alunos estão dentro da normalidade, 2,4% estão com magreza, 18,8% com sobrepeso e 9,6% com obesidade.

A partir deste ano, o Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar) gerará relatórios com o resultado da classificação nutricional por escola, de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal): obesidade, sobrepeso, normalidade e magreza, bem como o consolidado de necessidades alimentares especiais.

A proposta da equipe de nutrição da Secretaria da Educação é que as escolas utilizem estes dados como referência no desenvolvimento de projetos de promoção à alimentação saudável e prática de atividades físicas, contribuindo assim na melhoria desses indicadores.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)