Esportes

Alex Zanardi conquista o ouro no ciclismo de estrada na Paralimpíada

Ex-piloto da Fórmula 1 e da Indy, Alex Zanardi confirmou o favoritismo no ciclismo de estrada. Na manhã desta quarta-feira, o italiano conquistou o ouro na corrida contrarrelógio da classe H5 ? para atletas com capacidade limitada nas pernas, nos braços e no tronco. Em Londres 2012, Alex levou o ouro da prova na H4. LINKS PARALIMPÍADA 14-09

Com a marca de 28min36s81, Zanardi foi três segundos mais rápido que que o medalhista de prata, o australiano Stuart Tripp, e quase 15 segundos superior ao terceiro colocado, Oscar Sanchez, dos EUA.

Depois da prova, o medalhista conversou com jornalista e reafirmou ssua relação de admiração com o Brasil.

? Ayrton Senna sempre foi minha inspiração, e tive um privilégio por ter corrido com ele. Tenho uma ótima lembrança do Brasil, onde há 20 anos ganhei minha primeira pole. Assim começou minha relação de admiração e respeito com o Brasil ? disse Zanardi, que em português brincou: ? Segura, o italiano!

O ouro conquistado na prova foi a quarta medalha do atleta em duas Paralimpíadas – agora, três ouros e uma prata. Zanardi ainda terá a chance de conquistar mais duas medalhas no ciclismo de estrada, na próxima quinta-feira.

Em 15 de setembro de 2001, pilotando na Cart, dissidência da Indy, o italiano sofreu um grave acidente no circuito de Lausitz, na Alemanha, e teve suas duas pernas amputadas.

DOR E GLÓRIA

Em entrevista ao GLOBO, Zanardi admitiu que preferia não ter sobrevivido às cirurgias e às paradas cardíacas sofridas. O pensamento de tirar a própria vida esteve presente na recuperação. Como tudo na história dele, foi rápido. Recuperado, voltou ao esporte, em carros adaptados na categoria Turismo, na qual competiu de 2003 a 2009.

Porém, a inspiração maior foi o movimento paralímpico. Um artigo de Clay Reggazoni, que também sofreu grave acidente automobilístico, o fez se inscrever para maratonas de cadeiras de rodas. Logo depois veio o primeiro contato com o paraciclismo. Zanardi substituiu os 300km/h, 400km/h das pistas de Fórmula Indy e de Fórmula 1 (competiu nos anos 1990), pelos 40km/h das bicicletas. Cinco anos depois, o auge da nova carreira: três medalhas olímpicas, duas de ouro e uma de prata (por equipes), em Londres-2012. Na conta do campeão ainda estão três títulos mundias consecutivos, de 2013 a 2015, nas três provas. Mais um Mundial de Paraciclismo está na lista do atleta para o futuro.

Não vivo do passado, mas trago muitas coisas dele que me dão orgulho

? Com certeza vou participar do Mundial e de algumas provas da Copa do Mundo ? garantiu o italiano, que não vai abandonar as pistas de automobilismo. ? Penso em voltar para as corridas de carro no ano que vem, também é a minha paixão. Eu tenho possibilidades de voltar e quero repetir as 24 horas de Spa Francorchamps (na Bélgica). Corri no ano passado e foi uma experiência fantástica. Eu estava muito bem na corrida, mas tive um problema faltando uma hora para acabar. Então seria fantástico voltar a Spa e poder terminar a corrida com um bom resultado.