Cotidiano

Alerta sobre "suicídio" na 1ª Caminhada pela Vida

O evento será realizado no próximo dia 24 (sábado), às 16 horas, e terá início na esquina da Tancredo Neves com a Rua São Paulo

Cascavel – Com o objetivo de alertar a sociedade sobre o tema “suicídio”, a ACP (Associação Cascavelense de Psiquiatria) promove, com apoio da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a 1ª Caminhada pela Vida. O evento será realizado no próximo dia 24 (sábado), às 16 horas, e terá início na esquina da Tancredo Neves com a Rua São Paulo.

De lá, os participantes seguirão pela ciclovia da avenida até as imediações do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, retornando em seguida ao ponto de partida. “Queremos chamar a atenção da sociedade para os transtornos psiquiátricos e psicológicos que culminam no suicídio. São vários fatores envolvidos, não é uma coisa só. Existem diversos sinais que as pessoas podem notar e ajudar a salvar a vida de alguém que não está bem. Para poderem auxiliar, é preciso que estejam bem informadas”, avalia o psiquiatra Dr. Fabiano Agostinho, que é membro da ABP e da ACP.

Para se ter uma ideia da gravidade do assunto, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa tira sua própria vida a cada 40 segundos. No Brasil, são cerca de 11 mil mortes por ano. “Nós acreditamos que esse número seja muito maior. Em muitos casos, a causa da morte é classificada pela consequência do suicídio, como asfixia ou intoxicação. Mas, na verdade, a pessoa morreu desse jeito porque quis se matar”, relata o psiquiatra.

A 1º Caminhada pela Vida faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, promovida em todo o país pela ABP com o apoio do CFM (Conselho Federal de Medicina). O evento é aberto a todo o público e, quem quiser, pode levar um quilo de alimento não perecível que será doado a uma entidade beneficente de Cascavel.