Cotidiano

Alerta: Casos confirmados de dengue aumentam para oito

Do total, dois são autóctones e seis importados; seguem em analise 234 notificações

Cascavel – Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do Município, subiram para oito os casos de dengue confirmados em Cascavel este ano. Até a semana passada eram três. Do total, dois são autóctones e seis importados. Ainda de acordo com a Vigilância, seguem em analise 234 notificações suspeitas.

Também seguem em averiguação dez casos suspeitos de zika e sete da febre chikungunya. Porém, segundo o último boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Saúde do Estado), Cascavel aparece com 12 casos de dengue confirmados, sendo oito autóctones e quatro importados. Já de zika são cinco suspeitos e de cikungunya, sete.

“Teve capacitação para agentes comunitários de saúde esta semana para ajudar no combate ao vetor. A determinação é do Estado. Outra ajuda será a contratação de 39 agentes temporários”, frisa a gerente de Divisão de Vigilância Ambiental, Mariléia Renostro.

O resultado do 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) apontou 6,8% de infestação em Cascavel. Para controlar a proliferação do Aedes, o Município organiza um mutirão que envolve todas as secretarias municipais e órgãos oficias. A data deverá ser divulgada assim que a programação for concluída.

Com a capacitação realizada na semana passada, os agentes comunitários de saúde e de endemias iniciaram as visitas. O objetivo é orientar e acompanhar a remoção dos criadouros do mosquito.

(Com informações de Eliane Alexandrino)