Cotidiano

Alemanha pode bater recorde de deportações de mais de uma década

201611171516325623_RTS.jpgBERLIM – Após ter adotado uma política de portas abertas no início da crise de refugiados em 2015, a Alemanha deve bater neste ano seu recorde de deportações em mais de uma década.

refugiados

O país pode deportar 26,5 mil imigrantes até o fim deste ano, número superior a todos os resultados desde 2003, segundo documentos do governo obtidos pelo jornal “Rhenische Post”.

A chanceler Angela Merkel, que deve buscar um quarto mandato no próximo ano, decidiu endurecer a política migratória após tensões internas devido ao elevado número de pessoas que pediam asilo. Merkel, desde então, vem reforçando a necessidade de acelerar a deportação de imigrantes que tiveram asilo negado.

De acordo com o “Rheinische Post”, quase 20 mil pessoas haviam sido deportadas pelo governo alemão até setembro deste ano. O número ainda deve crescer até dezembro, superando todos os resultados dos últimos 13 anos. Em 2015, o número de deportados foi de 20.888 imigrantes.

Merkel voltou a afirmar nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa ao lado do presidente dos EUA Barack Obama, que anunciará “na época apropriada” sua decisão de concorrer ou não a mais um mandato. Obama declarou no encontro que Merkel foi “uma parceria extraordinária” nos últimos oito anos.