Cotidiano

Alain Delon coloca em leilão 12 esculturas de Rembrandt Bugatti

alaindelon.jpgRIO ? Doze trabalhos do escultor Rembrandt Bugatti, da coleção do ator francês Alain Delon, serão leiloados pela Christie?s, em Paris, em 22 de novembro, informa o “ArtNewspaper“. Delon já havia consignado mais de 30 obras de Bugatti para um leilão da Sotheby?s, em 1990. bugatti.jpg

O leilão vai marcar o centésimo aniversário de morte do artista italiano conhecido por suas esculturas da vida selvagem em bronze. Bugatti passava horas em jardins de Paris estudando o comportamento de animais.

Delon consignou a peça de bronze “Deux grands léopards”, de 1913 (avaliada entre 500 mil e 700 mil euros), e a “Eléphant d?Afrique et trois gazelles”, de cerca dee 1904, (avaliada em cerca de 350 mil euros). A versão original em gesso da primeira está exposta no Museu d?Orsay, em Paris. Há também uma rara peça em mármore, “Femme à Genoux”, que foi exposta na 9ª Bienal de Veneza, em 1910.

“As obras, em bronze e mármore, incluem vários grandes felinos, pássaros, um grupo de iaques, um elefante e três gazelas, um veado, um cão descansando e três figuras femininas, todas feitas por um dos maiores fundidores de todos os tempos, Adrien Aurélien Hébrard?, diz Véronique Fromanger, autora de uma monografia sobre Bugatti, em nota.