Cotidiano

Agrônomos debatem proteção ambiental

Todos os temas debatidos tiveram como proposta sugestões para minimizar o impacto da agricultura no meio ambiente

Cascavel – As questões ambientais dominaram a pauta de debates durante o 2º Bate-Papo Agronômico, realizado no auditório da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel). O encontro contou com a presença dos engenheiros agrônomos que atuam no setor de fiscalização da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) em Cascavel, representados por Américo Onaka, Alberto Carniel e Nei Omar Heiden de Araújo. A Adapar é responsável pelo atendimento de 32 municípios e conta com oito profissionais na área de fiscalização em Cascavel.

A segunda edição do Bate-Papo Agronômico da Areac contou ainda com a participação do chefe da Seab em Cascavel, Manoel Chaves e do presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Orso.

O vice-presidente da Areac, engenheiro agrônomo Antonio Donizete Martins Papa, fez a abertura do encontro e aproveitou para agradecer a presença dos fiscais, que esclareceram diversas dúvidas da categoria.

Todos os temas debatidos tiveram como proposta sugestões para minimizar o impacto da agricultura no meio ambiente. Um dos questionamentos levantados pelos engenheiros agrônomos da Areac, envolveu a fiscalização dos produtores que comercializam os produtos orgânicos. Há denúncias de que muitos desses estão vendendo produtos sem a comprovação e a apresentação do selo atestando que os produtos são de fato produzidos sem o uso de agrotóxicos.

O uso indiscriminado de glifosato foi outro ponto bastante discutido. Fiscais da Adapar inclusive relataram que alguns produtores foram autuados por utilizar o produto acima da porcentagem de segurança, em lavouras de trigo e até em plantações de banana. Os casos foram levados para investigação do Ministério Público.

As falhas em relação à conservação de solo nas pequenas propriedades foram questões também levantadas pelos fiscais da Adapar.

O próximo bate papo agronômico da Areac será na quarta-feira (22), com a presença do presidente da Copacol, Valter Pitol.