Cotidiano

Agricultura urbana ganha reforço

Em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia) foi lançada ontem em Cascavel um programa de sustentabilidade e segurança alimentar que irá auxiliar o Agricultura Urbana, implantado no início do ano. O “Cultivar Energia” será desenvolvido inicialmente nas comunidades do Brazmadeira, Santa Felicidade e Cidade Nova (região da FAG).

O diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, e o diretor jurídico e institucionais da companhia, Cristiano Hotz, participaram da solenidade de assinatura para a implantação do projeto. A proposta é reduzir o a produção e consumo de alimentos sem agrotóxicos.

Oralfi enfatizou se tratar de um projeto que traz muitos benefícios não só para a Copel, mas para a comunidade de Cascavel, com segurança alimentar, qualidade de vida e alimentos saudáveis. “Para a Copel, essas hortas representam também redução de custos com manutenção, pois evita-se ocupação irregular de áreas e, uma questão de segurança, pois quando as pessoas fazem uso indevido dos terrenos, colocam em risco a própria vida", explicou o Orfali.

Cultivar Energia

O Cultivar Energia tem como foco implantação de horas comunitárias em imóveis sob linhas de energia da Copel em parcerias com prefeituras municipais. Com ênfase em responsabilidade social, o foco da iniciativa é a segurança alimentar e a geração de renda para comunidades, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. O Cultivar Energia começou em Maringá, com três hortas que hoje estão em pleno funcionamento e beneficiam 140 famílias.

Agricultura urbana

O Agricultura Urbana funciona de forma intersetorial. Coordenado pelo Setor Território Cidadão, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e a Fundetec, conta ainda com a participação de todas as secretárias e autarquias para o pleno funcionamento. Visa à produção de alimentos em áreas urbanas, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, com essencial participação da comunidade.