Saúde

Agilidade da Saúde garante entrega a todos os municípios

Contudo, a chuva na parte da tarde atrasou a chegada dos insumos à região oeste, o que estava previsto para a madrugada desta quarta-feira.

Paraná imunizado, distrubuição das vacinas para regionais de saúde no Cemepar
Foto: Gilson Abreu/AEN
19.01.2021
Paraná imunizado, distrubuição das vacinas para regionais de saúde no Cemepar Foto: Gilson Abreu/AEN 19.01.2021

Curitiba – O trabalho organizado há meses pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde teve resultado prático nessa terça-feira (19). Em pouco mais de dez horas, as equipes do Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) organizaram, classificaram e encaminharam para as 22 Regionais de Saúde as 132.540 primeiras doses da vacina contra a covid-19 no Paraná. Contudo, a chuva na parte da tarde atrasou a chegada dos insumos à região oeste, o que estava previsto para a madrugada desta quarta-feira.

A primeira entrega ocorreu para o município de Curitiba, que concentra o maior volume de doses. A prefeitura retirou a carga diretamente no Cemepar. Ao longo do resto do dia, equipes estão distribuindo as doses do interior com aviões e automóveis.

Beto Preto afirmou que a vacinação contra a covid-19 é um processo que foi desenvolvido em parceria pelo governo do Estado com os municípios. “Todos vão receber as doses para essa primeira etapa de vacinação. Existem secretarias que tem 30, 40 doses, e outras, como Curitiba, que tem 23 mil doses. Vamos atender a todos, porque o Paraná é um só, é o Paraná por inteiro na saúde e é o Paraná imunizado”, afirmou.

Ele também destacou a parceria dos municípios para o sucesso na campanha de vacinação contra a covid-19.

O Cemepar acondicionará as demais 132.540 doses da segunda aplicação durante as próximas semanas. As vacinas ficarão em Curitiba por conta da ampla estrutura de freezers e câmaras frias, e por questões de segurança.