Cotidiano

Aécio defende financiamento empresarial com teto ou fundo público em anos eleitorais

BRASÍLIA – O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) disse nesta segunda-feira, ao analisar a baixa adesão de contribuintes pessoa física na campanha de 2016, que o Congresso terá que se posicionar novamente sobre a situação de ?limbo? do financiamento das campanhas políticas. Ele disse que na próxima quarta-feira o Senado deverá começar a deliberar sobre a reforma política em relação a dois pontos: cláusula de barreiras e fim das coligações proporcionais.

A discussão sobre financiamento não deverá ser incluída para não contaminar esse dois temas prioritários, mas o Congresso deverá caminhar na direção de restabelecer a contribuição empresarial com um teto, ou a criação de um fundo público apenas nos anos de eleição.

? Temos que definir isso separado da reforma política. Como está hoje é muito perigoso, com abundância de caixa dois e fraudes constatadas pelo TSE. Estamos no limbo. Devemos caminhar para a volta do financiamento privado com controle, ou o fundo mesmo que só em anos eleitorais ? defendeu Aécio.