Cotidiano

Advogados avaliam medidas contra médica que divulgou dados de Marisa

64527366_São Paulo SP 24-01-2017 - Marisa Leticia - A ex primeira dama Mari.jpgSÃO PAULO ? Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que medida jurídica vão tomar contra a médica reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, que compartilhou dados sigilosos da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva enquanto ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês, na semana retrasada. Gabriela foi demitida, e o hospital fez um pedido de desculpas à família de Lula.

Dona Marisa

O fato foi considerado grave pela defesa do ex-presidente, que ainda não se decidiu sobre qual ação deverá tomar, nem se ela atingirá Gabriela ou também os outros médicos que fizeram comentários sobre o estado de saúde de dona Marisa. O escritório deve acompanhar o processo a que Gabriela responde Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

De acordo com o Código de Ética Médica, profissionais de saúde não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários de pacientes. A mensagem foi compartilhada por Gabriela em um grupo de whatsapp de formandos em Medicina de 2009 na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e se espalhou. O boletim médico divulgado horas depois pelo hospital faz referência à hemorragia cerebral por ruptura de um aneurisma, mas não dava detalhes técnicos a respeito da gravidade do diagnóstico.

Outros médicos fizeram comentários jocosos e postaram mensagens de ódio, como o neurocirurgião Richam Faissal Ellakkis, que escreveu: ?Esses fdp vão embolizar ainda por cima?.