Cotidiano

Advogado passa mal no plenário e caso de Dudu da Fonte é adiado

BRASÍLIA – O advogado Hamilton Carvalhido, ex-ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), se sentiu mal durante a sessão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no momento que iniciava a sustentação oral de defesa de seu cliente. Estava em julgamento a acusação da Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal e ex-líder do PP Eduardo da Fonte (PE), cliente de Carvalhido.

O Ministério Público acusa o parlamentar de se beneficiar do esquema do Lava-Jato, quando, em 2009, ao lado do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, já falecido, teria se beneficiado de uma propina de R$ 10 milhões. Se aceita a denúncia, o parlamentar vai virar réu na ação da Lava-Jato.

Carvalhido ia começar a falar, do púlpito de onde se pronuncia a defesa, quando anunciou que não iria conseguir. Foi rapidamente socorrido por outros colegas e pessoal do tribunal. O advogado foi levado para o departamento médico do STF e levado depois, numa maca e em uma ambulância, para um hospital particular para exames mais detalhados.

A assessoria do STF informou que ele está com estado de saúde estável e consciente. Com o problema de Carvalhido, o julgamento foi adiado.