Cotidiano

Acordo comercial entre UE e EUA não morreu, diz comissária

201610290830394331_RTS.jpg

BRUXELAS – Um acordo de comércio muito debatido entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos não está morto e as negociações continuarão com a nova administração americana após as eleições de novembro, disse neste sábado a comissária de Comércio da UE Cecilia Malmstrom.

ue 2910

Um acordo semelhante entre UE e Canadá pode finalmente ser assinado no domingo, após a resistência de governos locais belgas levarem a um bloqueio no último minuto do acordo que está sendo feito há sete anos.

Paul Magnette, o premier da região da Bélgica da Valônia que liderou a oposição ao acordo comercial canadense, disse a seu Parlamento na sexta-feira que, com as concessões que ele conseguiu concordar, o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês) estava ?morto e enterrado?.

Malmstrom disse discordar dessa avaliação e que continuaria os trabalhos com a nova administração dos EUA.

? O TTIP não está morto, mas TTIP ainda não é um acordo ? disse ela a repórteres depois de uma cerimônia em Bruxelas, na qual a Bélgica assinou o seu adendo ao Acordo Econômico e Comercial Global com o Canadá.