Cotidiano

Acordo climático de Paris vai entrar em vigor; Obama comemora 'dia histórico'

obama-acordoparis.jpg

OSLO/WASHINGTON – Um acordo global para combater as mudanças climáticas vai entrar em vigor depois que o apoio de países europeus fez com que o documento ultrapassasse uma importante marca nesta quarta-feira, levando o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a chamar o dia de histórico para a proteção do planeta.

Nações europeias levaram o Acordo de Paris de 2015 a ter o apoio de países representando 56,75% das emissões globais de gases do efeito estufa, acima dos 55% necessários para a sua implementação, mostrou o site da Organização das Nações Unidas.

O acordo vai formalmente entrar em vigor em 30 dias, em 4 de novembro, quatro dias antes do pleito presidencial norte-americano, no qual o republicano Donald Trump se opõe ao acordo, e a democrata Hillary Clinton é forte defensora do documento.

A China e os EUA se juntaram ao acordo no mês passado num passo conjunto dos principais emissores mundiais.

Obama disse que esta quarta-feira foi ?um dia histórico na luta para proteger o nosso planeta para as futuras gerações?.

? Se vemos os compromissos que esse acordo de Paris traz, a história pode bem julgá-lo como um momento de virada para o nosso planeta ? disse o presidente americano a jornalistas, na Casa Branca.

Alemanha, França, Áustria, Hungria, Eslováquia e Malta, países da União Europeia que finalizaram a ratificação interna e representam cerca de 4% das emissões, assinaram formalmente nesta quarta.