Cotidiano

A presidentes de Fla, Flu e Botafogo, Freixo acena com aval a novos estádios

62355774_PA - Rio de Janeiro-RJ - 27-10-2016 - Eleições Municipais Marcelo F.jpg

RIO ? O candidato do PSOL a prefeito do Rio, Marcelo Freixo, se reuniu na tarde desta quinta-feira com os presidentes de Flamengo, Fluminense e Botafogo para conversar sobre possíveis parcerias entre a prefeitura e os grandes clubes da cidade. O rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello e o tricolor Peter Siemsen pediram apoio de Freixo para, se eleito, ajudar a viabilizar a construções de estádios próprios dos clubes: o do Flamengo, na Gávea, na sede do clube, e o do Fluminense, na Barra, ao lado do Centro de Treinamento a ser inaugurado. O alvinegro Carlos Eduardo Pereira reivindicou a troca do terreno cedido pela prefeitura ao clube para a construação do CT. Freixo disse ver ?com bons olhos? os três pedidos.

Eleições Rio 27/10

O encontro aconteceu no café do Paço Imperial, no Centro. Na semana passada, os presidentes dos quatro grandes clubes do Rio haviam se encontrado com o candidato do PRB, Marcelo Crivella. Na ocasião, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, declarou apoio a Crivella. Eurico não compareceu ao encontro de Freixo com os dirigentes.

Enquanto o governo estadual não resolve o impasse do Maracanã, cuja concessionária devolverá o estádio, Flamengo e Fluminense planejam a construção de novos estádios, de menor capacidade de público, para receberem jogos de menor apelo. A ideia é que as grandes partidas continuariam no Maracanã. Tanto no caso tricolor, da construção de um estádio na Barra, junto à Avenida Ayrton Senna, quando no rubro-negro, de aumentar a capacidade do estádio da Gávea, é preciso o aval da prefeitura. Freixo sinalizou afirmativamente:

? Não é viável jogos de pequeno porte no Maracanã. Então, estádios menores dos clubes é uma solução positiva, envolvendo contrapartidas sociais ou ambientais. Claro que qual o terreno, tem que ser estudado, e respeitar todas as leis e licenças, isso tudo será discutido. Mas vejo com bons olhos, tanto o estádio do Flamengo, como do Fluminense, e o CT do Botafogo ? disse o candidato do PSOL, que falou também em parcerias com os clubes nas vilas olímpicas da prefeitura. ? Às vezes, é difícil para um garoto chegar ao clube. Mas o clube pode chegar à Vila Olímpica, e descobrir ali talentos, ajudar na formação.

O presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, explicou as intenções do clube para a Gávea:

? A gente tem o projeto de estádio na Gávea, complementar ao Maracanã, de um estádio pequeno, que precisaria da autorização da prefeitura, para ampliar e reformar o estádio que já existe. Teríamos um estádio provisório, com arquibancada provisória, para começar a funcionar já no ano que vem. E, depois, um projeto de estádio definitivo na Gávea, também para jogos de pequeno e médio porte, o que levaria uns três anos para acontecer ? disse o dirigente.

Para o estádio do Fluminense, a solução passaria pela liberação da construção do estádio na Barra:

? O Fluminense precisa da parceria da prefeitura para o estádio. Se não, é inviável, porque tem a necessidade de mudança de regra construtiva da região. E poderá haver contrapartidas também. Ali perto há áreas favelizadas, que precisam de melhoria. A construção de um estádio pode trazer benefícios, estímulo da economia. Além disso, o clube pode se comprometer, por exemplo, com a limpeza do Canal do Anil, muito poluído ali perto ? explicou.

O Botafogo, que é concessionário do Engenhão, quer trocar de terreno cedido pela prefeitura para a construção de um Centro de Treinamento:

? A prefeitura cedeu ao Botafogo um terreno na Barra para construção de um CT, mas que precisa ser feito um aterro, e o custo é altíssimo, absurdo. Então, o Botafogo tem interesse em negociar a devolução desse terreno, a troca por outro onde possamos construir o CT da base, que é um indutor de formação dos garotos do Rio, interessa à prefeitura também.