Cotidiano

A cinquentona Praça Wilson Joffre vai ficar mais atraente

Projeto visa preservar as principais características da praça cinquentona

A cinquentona Praça Wilson Joffre vai ficar mais atraente

A Praça Wilson Joffre Soares dos Santos foi inaugurada há 53 anos e carrega o nome do primeiro médico de Cascavel.

Cravada no centro da cidade, a praça ocupa uma quadra inteira, com 12 mil metros quadrados, entre as Ruas 7 de Setembro, Rio Grande do Sul, Castro Alves e São Paulo. Um local com muitas histórias, boas e ruins.

A praça cinquentona ganhou uma boa maquiagem há alguns anos, mas agora vai para a “recauchutagem” total.

A partir de agora, quem passar pela praça vai perceber operários que trabalham para isolar o terreno. E a orientação para a população é evitar passar por ali pois ela ficará fechada. “A praça será toda cercada com tapumes nos próximos dias e estará isolada durante as obras”, alerta o secretário de Obras Públicas, Adelino Ribeiro.

Algumas das suas marcas, aquelas que ajudaram a formar tantas histórias, serão mantidas. O projeto do Município de Cascavel prevê calçadas com acessibilidade, reforma das quadras esportivas, novos sanitários, pergolados, deque em madeira, bancos, e um módulo da Guarda Municipal com banheiros para servidores que fazem a segurança.

A Wilson Joffre vai ficar mais moderna, porém será preservada a característica de arborização, com investimentos em paisagismo e iluminação.

A construtora responsável pela obra tem 240 dias a partir de agora para entregar o projeto.

Então, no fim do ano, a nova Praça Wilson Joffre estará pronta e será entregue para a população. O investimento é de R$ 2.093.714,90.

Esportes, cultura e lazer

Para os amantes do esporte, o espaço vai abrigar uma nova área com equipamentos para exercícios ao ar livre, além, é claro, das quadras de vôlei e basquete, que vão ser revitalizadas.

O antigo parquinho, hoje de madeira e com chão de areia, será substituído por outro, seguindo as regras de segurança e higiene para as crianças: com grama sintética e novo playground.

Com a obra, a expectativa é pelo retorno da famosa Feirinha do Pequeno Produtor para a Praça Wilson Joffre. “Teremos sanitários exclusivos para os feirantes para limpeza de alimentos, um deque de madeira coberto para a praça de alimentação e academia da terceira idade”, adianta Tales Riedi, presidente do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), que participou da aprovação do projeto.

A fonte de água será preservada, mas vai ganhar cara nova.

Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

 

Expectativas

Aposentado, Agenor Goulart gosta de frequentar a praça quando visita o Centro de Cascavel e está ansioso pelas novidades: “Eu já vi o projeto e vai ficar muito bom. Cascavel merece!”

Fátima Conrado leva quase todos os dias suas crianças para brincarem no parquinho. Apesar do afastamento temporário obrigatório, ela aposta: “Vai ficar linda!”

Já a babá Rosicler de Souza faz planos: “Se vai ficar melhor, aí a gente vem duas vezes por dia”.