Cotidiano

60% dos brasileiros ?não estão nada satisfeitos? com a economia do país

INFOCHPDPICT000064076157

RIO ? A maioria dos brasileiros não está nada satisfeitos com o funcionamento da economia no país. Pelo menos é o que informou a pesquisa divulgada hoje pelo IBOPE, segundo a qual 60% da população se disse insatisfeta. Em julho de 2015, esta parcela ficava na casa dos 56%. O estudo ainda mostra que 41% da população acredita que esse é só o começo da crise econômica, contra 55% que acham que o país está entre o meio e o fim da crise.

Apesar da insatisfação econômica, 45% disseram ainda que esse ano será melhor que 2016. Mas, o otimismo com 2017 não foi suficiente para salvar as últimas compras de 2016. De acordo com a pesquisa, apenas 33% da população comprou presentes no Natal, a data mais importante para o varejo brasileiro. Entre os consumidores das classes A e B, só metade adquiriu algum presente. E apenas 17% das classes D e E compraram alguma lembrança.

O estudo também revela que mesmo quem gastou com presentes, um número menor nesse último Natal.

? Para aqueles que presentearam alguém, foi um momento de mudanças. Novamente, foi o Natal da lembrancinha ? disse Márcia Sola, diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do IBOPE Inteligência. ? Os presentes foram mais funcionais e utilitários, como toalhas de mesa e de banho, sapatos, sandálias, e houve bastante pesquisa de preço ? concluiu

*Estagiária, sob supervisão de Lucianne Carneiro