Cotidiano

“Rasgação” de seda ao Executivo

Foi promessa de campanha do prefeito Leonaldo Paranhos pagar o piso nacional aos professores da rede municipal. E já que não conseguia dar todo o aumento de uma só vez aos educadores, um acordo foi feito em maio para que o acréscimo salarial fosse gradativo.

Já foi dado, no início do ano, pouco mais de 4% de aumento. E na sessão de ontem, os vereadores votaram o projeto de Lei 129/2017, para acrescentar 1% de aumento real, que deverá ser depositado já no próximo mês. Ainda tem mais 1% a ser votado e deve entrar em pauta no próximo mês para pagamento em novembro.

O que chamou a atenção foi a “rasgação” de seda para o prefeito. Os vereadores quase entraram no ‘tapa’ pedindo a palavra para elogiar o prefeito. Tá certo, mas calma, gente!

É de se concordar que Paranhos está cumprindo com o que prometeu. Por outro lado, teve vereador ressaltando que “não faz mais que a obrigação”, apesar de também elogiar o trabalho. A cutucada foi do vereador Olavo Santos, que elogiou e depois respondeu a murmúrios dos colegas que “criticaram” o fato de ele reconhecer a atitude da administração do Município. “Sempre fui a favor do que é feito pelo bem das pessoas”, ressalta.

Pelo menos dá para ver que, cumprindo com o que prometeu, o Executivo está com notas azuis na avaliação do Legislativo.

O acordo

O projeto foi aprovado em primeira votação e vai a segunda discussão e votação hoje. O presidente do Siprovel (Sindicato dos Professores de Cascavel), Amilton Peletti, acompanhou ontem, e diz que mesmo com os dois aumentos, a categoria ainda fica 4,5% abaixo do piso nacional. “Claro que queríamos um aumento maior, mas dentro do que o País vive e de acordo com o que acertamos em maio, estamos contentes com a aprovação”, ressalta.

Atualmente, o piso nacional para um professor que atua 40 horas semanais é de R$ 2.298. Em Cascavel, o salário hoje é de R$ 2.149.