Moscou – Os caminhos da Rússia e da Croácia se cruzam às 11h (de Brasília) deste sábado em Sochi, dia de definir quem avançará à semifinal da Copa do Mundo 2018. Quem vencer igualará sua melhor marca em Mundiais.
Para a anfitriã seleção russa, é o jogo mais importante da história recente e talvez até mais do que quando chegou à semi da Copa de 1966, na Inglaterra.
Por isso, o grande dilema é se a Rússia jogará novamente com um sistema ultradefensivo, como apresentado nas oitavas de final contra a Espanha – o “antifutebol” na expressão utilizada pelo técnico espanhol Vicente Del Bosque -, ou se optará por um esquema mais ofensivo.
Já a nova e talentosa geração da Croácia tenta repetir o feito alcançado na França 1998, quando só caiu na semifinal. Nesta Copa, já deixou boa sensação na fase de grupos, ao avançar com 100% de aproveitamento com bons jogos diante de Argentina, Nigéria e Islândia. Depois, mostrou sua força mental ao superar a Dinamarca nos pênaltis, depois de desperdiçar a chance de vencer o jogo nos últimos minutos da prorrogação.