Com passagens pela Fórmula 1, Indy e Nascar, o paulista Christian Fittipaldi, de 47 anos, anotou domingo mais um feito em sua carreira no automobilismo mundial. O piloto venceu pela terceira vez a lendária 24 Horas de Daytona, prova que abre a temporada 2018 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship.
Correndo ao lado dos portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque, Fittipaldi mostrou toda a força do carro nº 5, um Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R da equipe Action Express Racing, que partiu da terceira posição, mas logo nas primeiras voltas assumiu a liderança. Foi uma vitória sólida e a comemoração do time foi completa com o segundo lugar dos companheiros Felipe Nasr, Eric Curran, Stuart Middleton e Mike Conway (nº 31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R).
Vencedor da prova em 2004 e 2014, Fittipaldi tornou-se o primeiro brasileiro três vezes campeão no geral em Daytona. Barbosa também venceu pela terceira vez (2010, 2014 e 18). Albuquerque ganhou pela primeira vez no geral (venceu em 2013 na categoria GT). A disputa da 56ª edição das 24 Horas de Daytona contou com 50 carros inscritos, divididos nas categorias Protótipo, GT Le Mans e GT Daytona.
Outro marco para o trio é que as 808 voltas da corrida é um novo recorde em uma edição. O anterior (762 voltas no total) foi anotado em 1992. Fittipaldi, Albuquerque e Barbosa lideraram mais de 500 voltas, mas se engana quem pensa que o final da corrida foi totalmente tranquilo.
“Nosso carro começou a aquecer e, se a corrida tivesse mais voltas, não sei se conseguiríamos vencer. Nas últimas cinco horas da prova, fomos administrando a vantagem que tínhamos, controlando os tempos de volta, forçando só o necessário para nos mantermos na frente. Tanto que a vantagem que chegou a ser de três voltas ficou em pouco mais de um minuto no final”, contou Fittipaldi.
O segundo lugar dos companheiros de equipe também foi motivo de comemoração. Nasr, Curran, Conway e Middleton mostraram força desde o início da prova e duelaram pela vitória até sofrerem com um superaquecimento. O quarteto, no entanto, acabou perdendo algumas voltas para o conserto do carro, mas no final chegou bem próximo dos campeões. Middleton, de 18 anos, ainda se tornou o piloto mais jovem a conquistar um pódio em Daytona.
Outros brasileiros
A festa brasileira se completou com ouras boas atuações. Bruno Senna alcançou o quarto lugar. Hélio Castroneves fechou a prova em nono; Augusto Farfus Júnior foi o 18º, e Bruno Junqueira, o 36º.
Resultados das 24 Horas de Daytona/Top 10