Economia

Eficiência e planejamento elevam arrecadação sem aumentar impostos

Números da Secretaria de Finanças foram apresentados na manhã desta quinta-feira na Escola de Governo

Eficiência e planejamento elevam arrecadação sem aumentar impostos

Nos últimos seis anos, o Município de Cascavel manteve sem aumento a alíquota dos impostos municipais, apenas fez a correção inflacionária, que é obrigatória. Em alguns casos, houve desoneração de tributos, como aconteceu com o ITBI em 2021, quando uma campanha reduziu pela metade o valor do imposto.

Mesmo assim, no ano passado houve crescimento de 21,75% na arrecadação tributária própria.

O prefeito Leonaldo Paranhos lembra que o Município de Cascavel inicia o mês de janeiro sabendo que até dezembro terá que honrar com despesas de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. “Nosso desafio é arrecadar esse dinheiro. Então a Secretaria de Finanças tem uma garante importância porque a gente começa o ano devendo e temos que ir buscar isso por justiça social”, destaca o prefeito.

Os números da Secretaria de Finanças (Sefin) foram apresentados na manhã desta quinta-feira (26) pelo secretário Gelson Uecker, durante a Escola de Governo. Ele lembra que durante as escolas de governo são apresentados números de todas as secretarias e todos esses números acabam passando pela Sefin. “Encerramos 2022 com superávit, isso é muito benéfico, além de todo o crescimento que Cascavel teve”, destaca o secretário.

Cascavel está incluída no seleto grupo de municípios brasileiros que têm classificação A na Secretaria do Tesouro Nacional (SNT), o que mostra que o município tem capacidade de endividamento e de pagamento. Em 2016, a classificação era C e, no ano seguinte Cascavel avançou e chegou a classificação A. Apenas 26% dos 5.570 municípios brasileiros têm conceito A, o que significa eficiência financeira.

Números

O balanço da Sefin mostra que, no ano passado, a arrecadação com IPTU cresceu 14,14%, enquanto que o ISSQN teve uma arrecadação 18% maior que o ano anterior. As taxas municipais superaram a arrecadação anterior em 17%.

Os avanços com a consolidação da RedeSim também ajudaram a impulsionar as finanças do Município com a abertura de novos empresas. A RedeSim simplificou os processos para a criação de novas empresas. Hoje, Cascavel está entre os municípios mais ágeis para se abrir uma empresa. No ano passado houve um aumento de 27,36% no número de empresas cadastradas em Cascavel. Em 2021 eram 44.604 empresas e no passado o número saltou para 56.808.

Fonte: Secom