Cotidiano

Vendas de veículos novos têm queda de 11,3% em agosto, diz fonte

SÃO PAULO – As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em agosto caíram 11,3% ante mesmo mês de 2015 e ficaram praticamente estáveis se comparados com o mês anterior, disse uma fonte do setor citando dados preliminares de emplacamentos.

A indústria de veículos teve 183,9 mil licenciamentos de veículos novos no mês passado, ante 181,4 mil em julho.

Com isso, no acumulado dos dois primeiros meses do terceiro trimestre, as montadoras registram vendas de 365,3 mil veículos novos, queda de 16% sobre mesmo período do ano passado.

Desde maio, as vendas de veículos novos no país têm mostrado discreta melhora mês a mês e o resultado de agosto foi o maior de emplacamentos em um único mês desde dezembro de 2015.

Porém, a média de vendas por dia útil, um indicador chave da demanda do setor, recuou no comparativo entre agosto, que teve 23 dias úteis para emplacamentos, e julho, que teve 21. A média no período caiu de 8,6 mil para 8 mil licenciamentos.

Por segmento, as vendas de carros e comerciais leves, categoria que além de vans de entrega e picapes inclui utilitários esportivos, teve vendas de 57,9 mil unidades, alta de 8% sobre julho, informou a fonte. Já as vendas de caminhões somaram cerca de 4,4 mil veículos em agosto, recuo de 6% no período, e os licenciamentos de ônibus novos foram de 1,2 mil unidades, ante 1,7 mil em julho.