Cotidiano

Temer embarca para o Brasil após encontro com Biden

NOVA YORK ? O presidente Michel Termer está voltando no fim da tarde desta quarta-feira ao Brasil. O presidente seguiu direto do encontro com o vice-presidente Joe Biden ao aeroporto. A reunião entre os dois ocorreu na sede da Representação Brasileira na ONU e transcorreu em um clima de “encontro entre amigos”, segundo a assessoria do governo.

Temer iniciou o encontro com Biden agradecendo ao americano pelo apoio que recebeu. Biden, há duas semanas, deu um discurso afirmando que o impeachment brasileiro ocorreu dentro das regras constitucionais. Temer agradeceu, lembrando que sua importância era ainda maior, pois o vice-presidente é um “constitucionalista”.

O nome de Biden esteve envolvido na polêmica do impeachment. Na carta que Temer escreveu a Dilma no fim do ano passado, quando romperam oficialmente, o então vice-presidente acusou Dilma de não ter o convidado para um encontro com Biden, de quem se considerava amigo. Após a carta, Biden convidou Temer para vir aos EUA, mas com o crescimento da tensão política no Brasil, o encontro não havia ocorrido até então. Dilma também se considerava próxima do vice-presidente americano.

Na reunião, Temer e Biden debateram a situação da América Latina, principalmente da Venezuela e de Cuba, com o americano pedindo um envolvimento maior do Brasil nestas questões. Em quase uma hora de conversa, Biden contou várias piadas ao brasileiro, principalmente sobre a eleição americana. Biden afirmou que o republicano Donald Trump não entende nada de política externa e que, por causa de suas declarações, já teve que “apagar muitos incêndios” diplomáticos. Biden disse acreditar que Trump não será eleito.

Temer ainda recebeu uma ligação do ex-presidente Al Gore, para falar sobre meio ambiente. O Brasil apresentou na manhã desta quarta-feira, na ONU, a ratificação do Brasil ao acordo de Paris, de redução de emissão dos gases dos efeito estufa.