Cotidiano

Spotify queria disponibilizar novo disco do Radiohead só para assinantes premium

Links RadioheadRIO ? “A moon shaped pool”, nono disco do Radiohead, vai chegar ao Spotify na próxima sexta-feira, dia 17, mais de um mês depois de ser lançado nos concorrentes Tidal e Apple Music. A banda inglesa preferiu priorizar estes serviços de streaming por julgar que eles são mais “amigáveis aos artistas”. E, neste argumento, está o fato de que ambos, diferentemente do Spotify, permitem lançamentos segmentados para assinantes premium (aqueles que pagam valores mensais aos serviços).

O Radiohead não está sozinho nessa. Ultimamente, tem sido raro ver um grande lançamento da indústria musical aparecer no popular serviço de streaming. Com exclusividade, é mais difícil ainda. Pensando nisso, a empresa estuda mudar sua política e seu sistema, permitindo, assim, lançamentos exclusivos para assinantes premium. E a ideia inicial era fazer isso já com “A moon shaped pool”.

A informação foi confirmada por Jonathan Prince, diretor do Spotify. “Estamos sempre procurando novas formas de criar experiências melhores para nossos ouvintes gratuitos e pagantes, e para maximizar o pagamento de artistas e gravadoras. Nós exploramos uma gama de possibilidades nesse contexto no que se refere ao último disco do Radiohead”, revelou ao site “Music Ally”.

O que impediu “A moon shaped pool” de ser o pioneiro nessa mudança de política do serviço foi que a equipe de programação não conseguiu preparar a tempo as mudanças no software para distinguir os usuários premium.

“Nós decidimos recentemente que não conseguiríamos entregar essas alterações tecnológicas a tempo de lançarmos o disco junto com os demais serviços”, justificou Prince. Mas garantiu: “Nós continuaremos explorando estratégias inovadoras de lançamentos e alguns testes serão feitos nos próximos meses”.