JERUSALÉM – A base aérea de Mazzé, na região de Damasco, foi sacudida na noite desta quinta-feira por várias explosões, informou a TV estatal síria. O comando do Exército sírio culpou as forças de Israel pelo ataque. A 8 km a sudoeste de Damasco, Mazzé é a sede do temível serviço de Inteligência da Força Aérea síria e abriga uma vasta prisão.
Um correspondente da AFP escutou várias explosões e pôde ver chamas saindo de um prédio. A fumaça era visível sobre a base aérea. A agência oficial Sana confirmou as explosões e revelou que várias ambulâncias foram enviadas ao local.
Segundo a Sana TV, ligada ao regime, a base aérea foi alvo de um bombardeio. “Vários foguetes foram disparados do Norte de Israel logo após a meia-noite”, disse a TV. O comando do Exército disse se tratar de “um ataque flagrante” e prometeu retaliações.
O Exército israelense, contactado pela AFP, não emitiu qualquer comentário sobre o incidente.
Várias fontes sírias têm denunciado ataques de Israel contra o território sírio desde o início do conflito interno, incluindo ofensivas contra a região de Mazzé.
Em 7 de dezembro passado, a agência Sana informou que os arredores da base foram atingidos por vários mísseis terra-terra israelenses disparados do setor das Colinas de Golã ocupado por Israel. O bombardeio provocou incêndios mas não deixou vítimas.