LONDRES – A empresa anglo-holandesa Shell confirmou sua intenção de investir US$ 300 milhões na exploração de petróleo e gás não convencional no campo petroleiro Vaca Muerta, no Sudoeste da Argentina, informou nesta sexta-feira a empresa.
A companhia vai fazer uma parceria com a YPF para desenvolver a explorção de gás de xisto em Bajada de Añelo, uma área de 204 quilômetros quadrados, que conta com recursos de gás e óleo de xisto, segundo comunicado da estatal argentina.
O representante da Shell Argentina, Teófilo Lacroze, afirmou em declarção à imprensa que a firma que representa ?demonstrou excelentes resultados na exploração de não convencionais, e tem grande interesse no mercado local de petróleo e gás?.
O megacampo de petróleo e gás tem uma área total de 30 mil quilômetros quadrados. Na região, operam também empresas dos Estados Unidos e França. Alguns dos projetos lá desenvolvidos também são em parceria com a YPF, maior empresa da Argentina.
A intenção de investir US$ 300 milhões havia sido revelada pela companhia em setembro passado durante um fórum econômico mundial na capital argentina.
A Shell projeta o investimento em duas fases, segundo comunicado. O Vaca Muerta está localizado na província de Neuquén, a cerca de 1.750 quilômetros ao Sudoeste de Buenos Aires. O acordo deverá ter um visto bom final das autoridades da província Neuquén, em cuja jurisdição está em no campo argentino.
?É uma grande satisfação nos associarmos com a Shell, uma companhia com ampla experiência em deselvovimento de petróleo e gás na América
O titular anterior da Argeninta na Shell, Juan José Arangurem, é o atual ministro de Energia. Ele era, além disso, acionista da Shell e depois de ondas de denúncias da oposição por conflito de interesses.
A Shell opera na Argentina há mais de 100 anos.