Cotidiano

Secretaria de Segurança e PM já sabiam que bandidos planejavam invadir Souza Aguiar

201606191021216482.jpg RIO – A cúpula da segurança pública do Rio sabia deste a última quinta-feira à noite dos planos dos traficantes de invadirem o Hospital Souza Aguiar para resgatarem Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido como?Fat Family?, de 28 anos, irmão do também traficante Marco Antonio Pereira Firmino da Silva, o My Thor, que está em um presídio federal. Na quinta-feira, escutas que eram realizadas pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod), da Polícia Civil, interceptaram uma comunicação dos bandidos detalhando o plano. O caso foi comunicado imediatamente, num documento confidencial, à Polícia Militar e à cupula da Secretaria de Segurança. Na madrugada deste domingo as ameaças se confirmaram: 25 homens armados com fuzis, pistolas e usando explosivos, invaram o hospital e resgataram Fat Family. Uma pessoa morreu e dois ficaram feridos.

Segundo fontes da Secretaria de Segurança, a comunicação da Polícia Civil realmente existiu e foi recebida pelo setor de Inteligência na quinta-feira, que repassou ao comando da Polícia Militar com a orientação de reforçar a segurança do Hospital Souza Aguiar durante o fim de semana. A PM afirmou que quatro policiais militares estavam no hospital na hora da invasão. O GLOBO apurou, entretanto, que apenas dois faziam efetivamente a escolta do traficante e que não houve reforço na segurança interna e externa do hospital.

Muito conhecido entre os bandidos, mas de pouco notoridade, Nicolas Labre Pereira de Jesus é tratado como um bandido de peso pelos policiais. Um trocadilho que atinge duas marcas do traficante: seus mais de cem quilos de peso (daí o apelido de ?Fat Femily?) e sua importância numa das maiores facções do Rio, a mesma que controla comunidades como os complexos da Penha e do Alemão. O bandido foi parar no Hospital Souza Aguiar no último dia 13, depois de ser preso após uma troca de tiros com policiais da Decod. Estava escondido na Favela de Santo Amaro, no Catete, quando foi surpreendido pelos policiais civis.

De acordo com as investigações, Nicolas seria o chefe de uma quadrilha especializada no tráfico de drogas na região. Ele foi atingido por um tiro no rosto e socorrido com vida para o hospital. Com ele foi apreendida uma pistola CZ, calibre 9mm, com carregadores emunições. Nicolas, que é irmão do também traficante ?My Thor?, estava preso desde 2011. Em abril, ganhou liberdade e voltou a chefiar o tráfico dedrogas no Morro do Santo Amaro.

Na mesma ação, foram presos Fabiano Juvenal da Silva, conhecido como ?Jabá?, de 26 anos, e Luiz Alberto Araújo da Silva, o ?Da Lapa ou Bolão?, de 27 anos, o qual estaria envolvido nocomércio de de drogas na Lapa. Com eles foram apreendidos um revólver calibre .38 com as 05 munições deflagradas e um rádio comunicador.