Cotidiano

Queda nas vendas do comércio paranaense é menor que a nacional

Vendas caíram 4,2% em setembro, contra recuo de 6,2% na média nacional

Curitiba – O volume de vendas dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense na mensuração restrita – que não considera os ramos de veículos, motos e material de construção -, no Estado, caiu 4,2% em setembro de 2015 no confronto com o mesmo mês de 2014, ante recuo de 6,2% na média nacional, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os principais responsáveis por esse resultado foram os setores de móveis (-25,4%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,3%), livros, jornais, revistas e papelaria (-13,1), tecidos, vestuário e calçados (-12,2%) e eletrodomésticos (-10,8%).

No acumulado de janeiro a setembro de 2015, o comércio varejista paranaense recuou -1,2% ante decréscimo de 3,3% na média nacional. As principais contribuições negativas vieram dos ramos de móveis (-15,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-12,1%), tecidos, vestuário e calçados (-8,7%) e eletrodomésticos (-7,1%).

No indicador acumulado em doze meses, encerrados em setembro de 2015, as vendas do comércio regional recuaram 0,4% versus queda de 2,1% na média nacional. Os ramos que mais influenciaram negativamente nas vendas foram livros, jornais, revistas e papelaria (-13,3%), móveis (-11,6%), tecidos, vestuário e calçados (-7,2%) e eletrodomésticos (-5,5%).

Na definição ampliada (que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção), caiu 9,8% no mês de setembro, recuou 7,4% no acumulado dos primeiros nove meses de 2015 e declinou 6% no acumulado em doze meses (terminados em setembro). No Brasil, o volume de vendas comercial mostrou variação negativa de 11,5% no mês, redução de 7,4% no acumulado do ano e recuo de 6% em doze meses.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)